4 insights sobre comportamento do consumidor
1 – Seja autêntico:
Há muito já passou o tempo em que uma empresa poderia atuar de uma maneira e realizar uma comunicação ao consumidor de outra. É importante que sua empresa tenha valores sólidos e que os mesmos estejam presentes em toda sua operação e comunicação. Empresas que contam falsas histórias para “enganar” o público são logo descobertas e certamente terão vida curta no mercado.
2 – Ouça as pessoas individualmente:
Perceba que cada pessoa quer se sentir única e deseja ser ouvida. Utilize as redes sociais para uma interação mais próximas com seu público, e sempre dê atenção a cada pessoa como se ela fosse seu único e mais importante cliente. Nunca deixe ninguém esperando, pois ninguém gosta de perder tempo, não é mesmo?
3 – Valorize o boca-a-boca:
Aquela boca-a-boca de sempre se multiplicou com o uso intensivo da internet e das redes sociais. A opinião e influência que antes alcançava pessoas próximas, agora pode alcançar em tempo recorde milhares de pessoas em todo o mundo. Portanto, preocupe-se com cada um e não deixe “pontas soltas” que possam abalar a reputação. Pelo contrário: faça mais do que se espera de vocês e colha os frutos de ser bem avaliado e recomendado.
4 – Seja ético:
Cada vez mais as empresas precisam ser éticas, não apenas na forma com que lidam com seus colaboradores, fornecedores e parceiros comerciais, mas também na forma como lidam com todas as questões que envolvem a sustentabilidade de nosso planeta. Neste caso, não basta levantar uma bandeira. É preciso agir com coerência ao longo de todo seu processo, desde o chão da fábrica até a comunicação e interação com seus consumidores.