O diálogo das marcas
A imagem que um consumidor faz de uma marca, seja ela um produto de consumo, um serviço, uma instituição ou ainda um projeto ou campanha, é construída a partir de uma série de experiências e vivências entre ambos, seja através da mídia, no ponto de venda, no trabalho ou em um momento de lazer.
Cada contato de uma marca com seu público é um diálogo – verbal ou não verbal – que, por menor ou mais rápido que seja, deixa sempre uma lembrança na mente do consumidor. Lembrança essa que será impulsionadora das decisões de compra.
Para posicionarmos nossa marca na mente do consumidor devemos trabalhar todo o mix de ferramentas de comunicação que ativem esse diálogo, e que podem ser utilizadas de forma tática ou estratégica, mas sempre de forma integrada.
Particularmente nos pontos de vendas, esse diálogo é fundamental e faz a diferença na escolha do shopper. Ele é feito através da sua embalagem, seu posicionamento na gôndola, seu preço, da qualidade do produto exposto e dos seus materiais de comunicação.
Devemos entender toda essa comunicação como um diálogo. Essa é a base que deve direcionar nossos pensamentos e ações no PDV. É por isso que somos focados por um lado em gerar materiais de comunicação, e por outro em criar formas de interagir e gerar diálogos com nosso target, como nas promoções realizadas no local.
Para nós, não se trata somente de enviar uma mensagem de mão-única e colocá-la em frente ao consumidor, mas de realmente atraí-lo com algo que fale a sua língua e engajá-lo com a marca em diversos níveis de diálogo.