#17 Uma Visão 360º
Uma análise completa e de qualidade em relação a uma operação de trade marketing deve sempre considerar o todo, e não apenas uma parte. Por isso os dois aspectos já aqui abordados devem ser considerados não apenas individualmente, mas também em conjunto:
• Por um lado, a qualidade da execução da sua estratégia no
ponto de venda (ou seja, uma alta pontuação na Loja Perfeita).
• Por outro lado, uma operação de sua equipe em campo
azeitada, que garanta uma maior produtividade e custos dentro
do esperado.
Ou seja, é necessário que fiquemos com um olho no peixe e
outro no gato, para assim garantirmos uma execução de alta
qualidade aliada a uma alocação de recursos otimizada, que
mantenha a rentabilidade planejada.
De que adianta, afinal, uma execução perfeita em um único
ponto de venda, mas que não possa ser replicada devido ao seu
elevado custo unitário? A não ser que haja um objetivo pontual
para este gasto elevado em um único PDV, o mesmo não se
justifica quando olhamos as necessidades de nossos canais de
venda como um todo.
Em outras palavras, mesmo que os resultados de trade
marketing estejam sendo alcançados, é importante garantir
que o esforço e os recursos dispendidos sejam sustentáveis
no longo prazo.