#15 Mão de Obra no Varejo
A realização das ações de trade marketing nos canais de vendas são realizadas com a apoio de profissionais permanentes e/ou temporários, sempre de acordo com o planejamento traçado.
Equipes de repositores, promotores, merchandisers e demonstradores serão a imagem da indústria perante o estabelecimento e, muitas vezes, perante o shopper que escolhe a sua marca.
As funções desempenhadas são diversas e vão da reposição e arrumação dos produtos nas gôndolas até o levantamento de informações da concorrência.
Para o lojista, são diversos os benefícios de ter uma equipe
terceirizada – disponibilizada por seu parceiro da indústria –
devidamente qualificada e treinada em sua loja.
Dentre eles podemos destacar:
• troca de informações entre as equipes do varejo e da indústria;
• melhoria da exposição e controle de ruptura;
• apoio a instalação de materiais de merchandising;
• interação com o shopper e fidelização;
• aumento das vendas e do ticket médio;
• controle de qualidade e checagem de preços;
• redução da necessidade de mão de obra própria;
• apoio na reposição de produtos;
• apoio na área de estoques e verificação do FIFO.
Não esqueça que, para bons resultados, é fundamental selecionar uma equipe disposta e engajada. Por isso, vale o esforço para selecionar, realizar treinamentos periódicos e para dar todo o suporte necessário, garantindo assim que o trabalho seja desempenhado da melhor maneira possível e sem maiores problemas.
Uma boa ideia é utilizar, periodicamente, algumas ferramentas para a motivação das equipes externas, como as campanhas de incentivo, os programas de relacionamento e o comprador misterioso.
Outra boa ideia é utilizar a tecnologia, definindo critérios que gerem alertas automáticos relacionados à operação e aos indicadores levantados, programando quando possível o disparo de mensagens automáticas para que os problemas detectados sejam atacados rapidamente.