#11 Pilar 02 – Preço
• Para começar, o preço a ser cobrado do shopper deve cobrir os gastos com a produção e distribuição do produto, além da margem de contribuição esperada pelo fabricante, e pelos canais de distribuição e de vendas;
• Do ponto de vista do posicionamento da marca no mercado, é necessário acompanhar o preço relativo de cada SKU, tendo em vista os preços de produtos concorrentes e substitutos. Se sua marca é premium e entrega uma percepção de valor diferenciada, o preço de vendas deve ser também superior às demais ofertas de sua categoria, pois um preço inferior seria
incoerente com o posicionamento premium almejado;
• Além disso, é coerente que o preço varie de acordo o canal de vendas e o perfil do varejo. Não faz sentido, por exemplo, que uma bebida vendida em um restaurante seja mais barata que a mesma bebida vendida em um supermercado;
• O preço da concorrência também deve se levado em conta, até mesmo se estiver havendo uma oferta promocional de preços, o que poderá impactar negativamente o seu sell out no período, talvez exigindo uma rápida resposta.