Execução no PDV. O que é isso?
A execução no PDV é a atividade através da qual as indústrias buscam garantir que as estratégias de suas marcas sejam efetivamente colocadas em prática no local mais importante do jogo mercadológico: o ponto de venda.
Isso significa que suas marcas estarão adequadamente expostas no local correto, com o preço planejado, sendo suportada muitas vezes por materiais de comunicação e promoções alinhadas com seus objetivos.
Além disso, a execução deve garantir que não haja ruptura de nenhum SKU comercializado no local, não abrindo brecha para que seu consumidor troque a sua marca pela marca de seu concorrente.
A execução deve ser acordada com o varejista, uma vez que impactará em ações e resultados no PDV, e por isso deverá estar alinhada também com sua estratégia e seus objetivos.
O fracasso de uma execução é ruim para ambas as partes, uma vez que uma mercadoria que não gira traz prejuízo tanto à indústria quanto ao varejo.
O mesmo prejuízo se dá devido à falta do produto ou a sua não localização, pois se um shopper não encontra o item procurado, existe uma boa chance de ir busca-lo em outro PDV.
Por isso, a ação dos promotores da indústria ou dos colaboradores dos varejos é fundamental, pois são eles que irão garantir a reposição e a melhor organização das prateleiras, atuando em questões como substituição por avaria de produtos, perda de validade, preços desalinhados, além de alertar para eventuais problemas que possam surgir.